Como usar o Grafite
Gostaria de evidenciar que para ser um bom desenhista realista, além da vontade de ser um, é necessário ter muita disposição e praticar bastante. Não pense que terá um grande resultado já no primeiro desenho. Na verdade ele servirá como uma experiência para começar a se acostumar com esse estilo. E alem de disposição, muita paciência, considerando que para se ter um bom desenho realista em média gasta-se 15 hs de trabalho duro, dependendo da complexidade da imagem e é claro, do tamanho do desenho.
Então fica ai o desafio, exercite a técnica e se torne um desenhista realista.
Primeiramente, para se fazer um bom desenho, não podemos errar na escolha da imagem. Escolha uma que tenha uma boa resolução e que evidencie os pequenos detalhes. Geralmente nas propagandas de revistas existem fotos legais, tanto como na internet. Uma dica: Uma foto tem que ter um contraste marcante entre luz e sombra, para que o desenho fique mais valorizado.
O próximo passo e fazer um esboço. O esboço, como você pode conferir na imagem abaixo é o contorno da imagem, os seus traços. Fazendo o esboço primeiro pode-se garantir uma proporcionalidade maior para o desenho, pois como os detalhes ainda não foram trabalhados, caso não esteja proporcional, você pode ir apagando e refazendo quantas vezes for preciso e não perderá muito trabalho com isso. Alguns desenhistas não fazem esboço, e em determinado momento percebem que o desenho não está proporcional, como por exemplo, um olho maior que o outro, boca muito pequena ou torta, enfim, e terá que apagar algumas partes, perdendo algumas horas de trabalho, o que não é nada legal.
Fazendo um esboço proporcional, você fica livre na hora de fazer os detalhes, sombreamentos, pois seguirá os riscos já prontos. Obs: na hora de fazer o esboço, faça riscos leves, para que fique mais fácil de cobri-los na hora do sombreamento.
Caso você ainda não consiga fazer um esboço e queira partir direto para o sombreamento, que é o que vou ensinar aqui, vou deixar uma dica: Você pode, nesse caso, copiar uma foto colocando o papel por cima. Mas é claro que fazendo dessa forma você não vai aprender a criar seu próprio esboço proporcional, mas como ainda não fiz nenhum material ensinando como fazer um bom esboço, fique à vontade para escolher a forma de fazer. Mas existem algumas revistas que ensinam técnicas de como retirar um desenho de uma foto, por exemplo através do quadriculado, que consiste em dividir a foto/imagem a ser desenhada em vários quadros proporcionais e fazer a mesma divisão no papel onde vai desenhar, e depois, você passará o desenho para o papel observando quadro por quadro, tendo assim, uma superfície menor para se preocupar, para cada quadrante.
Depois de feito o esboço, sugiro começar o sombreamento pelos olhos.
Dica: Mantenha os lápis sempre bem apontados, pois isso ajuda muito nos detalhes. Guarde num pequeno recipiente (frasco) o pó da grafite que solta quando se aponta o lápis, pois ele será útil no final do desenho.
1º Passo
Fazendo os olhos
- Figura 1 – Fazendo o olho
Com o lápis na graduação de acordo com a cor do olho a ser desenhado (consultar materiais para desenho),
pinte a iris do olho com o lápis, sem forçá-lo. Tente reproduzir ao
máximo os tons que existem na iris do olho. Com o esfuminho, friccione
por cima da grafite, dando a tonalidade mais aproximada do real.
- Figura 2 – Fazendo o olho
O esfuminho ajuda a
espalhar melhor a grafite e dar mais brilho. Não esqueça de deixar a
“bolinha” branca que sempre tem refletindo no olho, pois ele é
importantíssimo para dar um aspecto real no desenho.
- Figura 3 – Fazendo o olho
Com um lápis 4B por exemplo ( consulte Materiais para desenho),
faça os últimos acabamentos. Tenha paciência, os olhos são uma das
partes mais complicadas de se fazer, mas vale a pena delongar um pouco
mais para se ter um bom resultado.
Finalizando a iris, falta
terminar o restante do olho. Se o contorno dos olhos estiver com um
risco muito forte, passe a borracha e apague até ele quase sumir, e com o
lápis faça novamente mais suave e com cuidado para não passar do tom, e
depois novamente com o esfuminho, espalhe o risco, formando a sombra
dos cílios nos olhos. A parte branca do olho também tem sombras, leves,
que devem ser feitas com muito cuidado, e para isso, e só passar o
esfuminho com delicadeza nas extremidades dos olhos onde tiver sombras.
Obs: uma das vantagens de se usar esfuminho é que o mesmo, ao ser
friccionado na grafite, fica “sujo “, e pode ser usado para fazer
sombras nos mais variados tons, usando apenas a sujeira da grafite que
fica após ser friccionado na grafite.
Faça os cílios, com
riscos de lápis bem finos e de leve, de forma que não apareça muito.
Faça o mesmo procedimento no outro olho, e partiremos para o
sombreamento nos contornos dos olhos.

2º Passo
Contorno dos olhos
O sombreamento da pele é
parte fundamental para um desenho realista. Aconselho a nunca ter pressa
de terminar cada etapa e sempre tentando fazer o mais parecido possível
com a foto, respeitando os tons para que a sombra dê um aspecto real ao
desenho. Esse jogo de luz e sombra é que da a noção de profundidade no
desenho, uma impressão 3D. Olhando na figura a baixo poderás
ver que ao começar o sombreamento ao redor dos olhos, já se pode notar
ondulações na pele, dando noção tridimensional no desenho.
- Figura 5 – Iniciando o sombreamento
Enfim, para se fazer as
sombras usamos o esfuminho, caso ele já esteja sujo de grafite,
começamos a fricciona-lo diretamente no papel com cuidado até atingir a
graduação certa. Mas caso precise de grafite, com um lápis de graduação
clara (caso a pele seja clara) por exemplo o lápis 3B, faça o
sombreamento com ângulo de mais ou menos 30º graus com o lápis em
relação ao papel e com muita suavidade. Na parte superior ao olho temos
uma dobra na sobrancelha, faça um risco nela com o lápis. Depois passe o
esfuminho (o esfuminho geralmente escurece um pouco mais o tom que foi
posto anteriormente com o lápis, então não exagere com o lápis)
espalhando melhor a grafite deixado pelo lápis, tomando sempre o cuidado
para que se alcance a graduação correta. Caso fique mais escuro,
poderás tirar o excesso de grafite utilizando a borracha limpa-tipos (consultar materiais para desenhos).
Após ter sombreado, deve fazer uma análise da área sombreada comparando
com a foto, para isso deve afastar o desenho um pouco da sua visão de
forma que possa enxergar melhor os detalhes. Caso constate que ficou
muito forte a sombra, já sabes que pode usar a limpa-tipos, e caso achar
que ficou fraco, passe mais uma camada de lápis, e depois espalhe com o
esfuminho novamente.
3º Passo
Sobrancelha
- Figura 6 – Contorno dos olhos
Quando a foto é bem
nítida, a sobrancelha fica bastante rica em detalhes. Geralmente e
possível ver o sentido do crescimento dos fios, e é isso que temos que
reproduzir no desenho. Com um lápis bem apontado, faça os fios, da mesma
forma que estão na foto e com a mesma intensidade, não tenha pressa,
faça a sobrancelha com muito cuidado que dará um bom aspecto para o
desenho. E essa parte não será difícil, uma vez que o seu esboço já foi
feito, agora você só precisará preencher o seu interior com os riscos
dos pelinhos. Importante: deve tomar cuidado com as margens da
sobrancelha, pois nela os pelos são bem fraquinhos e fininhos, deve ser
feito da mesma forma para não ficar muito forte e rústico. Depois de
pronto, passe com força moderada o esfuminho em cima só para dar uma
melhoradinha (para escurecer as frestas entre os riscos).
- Figura 7 – Testa e sombrancelhas
4º Passo
Fazendo as sombras da Testa (Imagem à cima)
Na testa podemos
encontrar um bom jogo de luz e sombra, e tome cuidado para não deixar
passar esses detalhes. Dica: pinte primeiro a testa inteira na graduação
mais fraca, depois você só precisara escurecer as demais regiões que
necessitar. E caso escureça demasiadamente em algum ponto, lembre-se que
poderás usar o limpa-tipos para clarear.
A forma de usar o esfuminho para fazer sombras é sempre igual, só muda a força empregada nele.
- Figura 8 – Testa e sombrancelhas
Dica: só para lembrar,
caso ele já esteja com a ponta suja de grafite, pode-se friccionar
diretamente no papel sem precisar passar o lápis antes dando a graduação
com a grafite. Mas pode acontecer muitas vezes de você usar o esfuminho
diretamente e perceber que só ele não foi suficiente para dar o tom
certo, aí nesse caso, é só passar o lápis aumentando a graduação, e
depois novamente passar o esfuminho.
5º Passo
Fazendo o sombreamento do rosto no geral
Não há necessidade de me
delongar explicando como fazer o sombreamento de todas as partes do
rosto, pois isso vai depender mais do seu golpe de visão para detectar o
detalhe na foto e reproduzir no desenho. Isso mesmo, eu disse
REPRODUZIR TODOS OS DETALHES POSSÍVEIS DA FOTO NO DESENHO.
- Figura 9 – Sombreando o rosto
Dica: para que você saiba
localizar onde colocar os detalhes da foto no desenho, sempre procure
pontos de referência. Exemplo: uma pinta em cima do olho, mais ou menos
entre o olho e a sobrancelha… . Como os riscos do desenho já estão
prontos, você só precisará de ter um pouco de noção de espaço para
localizar proporcionalmente onde colocar, e o tamanho do detalhe a ser
colocado, mas isso é mais complicado somente quando está se fazendo uma
ampliação de uma foto.
6º Passo
Fazendo o Nariz
Repare que nos contornos
do nariz a sombra é mais forte, más repare que eu disse sombra, e não
risco. Jamais deve aparecer riscos no desenho realista, apenas sombras.
Tome muito cuidado quanto a isso. E é claro, no orifício do nariz,
existe uma sombra bem escura, que deverá ser feita com um lápis de
graduação maior, por exemplo o lápis 6B.
- Figura 10 – Fazendo o nariz
Continue todo o processo de sombreamento já descrito.
7º Passo
Fazendo a Boca
A boca é outra parte que
exige um pouco mais de atenção. Principalmente se a pessoa estiver
sorrindo, pois os dentes são outro desafio, que apanhei muito para
aprender a fazê-los, mas vou poupá-los da dor de cabeça e ensinar como
se pode ter um bom resultado.
A boca, principalmente
das mulheres, reflete mais brilho do que o restante do rosto, e ao mesmo
tempo é mais escura. Esses brilhos devem ser feitos. Eles são
evidenciados deixando partes claras nos lábios — igualmente, estão nas
fotos. Tenha bastante atenção para fazer os detalhes. Os pequenos sulcos
que existem nos lábios podem ser evidenciados com pequenas luzes, que
podem ser feitas com a limpa-tipos, moldando sua ponta como uma lâmina e
passa-la no desenho, criando os sulcos.
- Figura 11 – Fazendo a boca
- Figura 12 – Fazendo a boca
Nos dentes as sombras
devem ser bem sutis, e jamais cometa o erro de deixar riscos na divisão
dos dentes aparecendo. Isso acaba com o desenho. A divisão dos dentes
deve ser feita com o esfuminho, de forma bem suave, repare bem na
imagem. As sombras dos dentes deve evidenciar a sua forma meio
arredondada (ver desenho). E faça as sombras e reflexos que aparecem nas
pontas da gengiva que aparece quando a foto tem sorriso. Os dentes dos
cantos da boca devem ter uma sombra um pouco mais escura, demostrando
que estão mais atrás.
- Figura 13 – Fazendo os dentes
Entre os dentes de cima e
de baixo geralmente tem uma sombra escura, que deve ser feita também. E
como pode-se notar nitidamente nesse desenho, geralmente em volta da
boca, tem um tom mais claro, dando enfoque a seu volume. Caso não fique
assim, use o limpa-tipos para clarear. Um detalhe que não pode passar
sem ser comentado também é a covinha que temos entre o nariz e a boca,
que mistura um efeito de luz e sombra bem contrastante. Mas uma vez
reforço, faça os detalhes com atenção para que fiquem no lugar certo e
na proporção certa e principalmente na graduação certa. Para conferir,
afaste-se do desenho até ter uma visão panorâmica e compare o desenho
com a foto.
- Figura 14 – Dentes: acabamento
Dica: caso esteja cansado, pare um pouco, descanse. O cansaço nos desanima a ser caprichosos.
8º Passo
Fazendo as orelhas
A orelha é outra parte
rica em detalhes, cheia de ondas e curvas. Nela podemos ver como a luz e
a sombra dá essa ideia de profundidade, e essa ondulação deve ser feita
no desenho.
- Figura 15 – Fazendo a orelha
Você pode começas a
sombra com um lápis escurecendo o suficiente nas ondulações, não
deixando riscos, mas sombras fortes, e depois com o esfuminho espalhar a
sombra para o restante da orelha respeitando a graduação da foto. Nos
pontos onde a luz é mais intensa, pode-se passar a limpa-tipos caso
tenha escurecido com o esfuminho. Na orelha exitem pontos escuros,
medianos e iluminados, e essa mistura de tons é que da um toque real no
desenho.
9º Passo
Fazendo o Pescoço
- Figura 16 – Quase acabando…
Faça o pescoço com as
técnicas de sombreamento que você já aprendeu, e com atenção pois nessa
região as sombras são mais intensas do que na maior parte do desenho.
Sempre em volta do colarinho da roupa tem uma sombra bem escura, que
some gradativamente conforme se afasta da gola da roupa. E embaixo do
queixo também existe uma sombra forte.
10º Passo
Fazendo a roupa
A roupa é uma parte fácil
de desenhar, pois se você não quiser, não precisa fazer exatamente como
está na foto. O mesmo se aplica as dobras, não precisando fazer
exatamente igual. Não que não mereça capricho, mas não precisa se
prender tanto aos detalhes como no rosto, pois ao contrário da roupa, no
rosto se não estiver exatamente igual na foto, corre o risco de o
desenho não parecer com a pessoa no final.
Você pode fazer as
sombras com o lápis e depois passar o esfuminho para espalhar melhor.
Para que as dobras da roupa fiquem evidentes é importante fazer todo o
jogo de luz e sombra que já aprendemos. Pode-se clarear algumas partes
da roupa para dar um aspecto mais real usando o limpa-tipos.
- Figura 17 – Roupa
Para fazer texturas
imitando camurça, ou pelúcia, o tratamento é diferente para que os
pelos/fios fiquem mais reais, e irei demostrar no próximo passo usando a
outra parte desse desenho.
11º Passo
Fazendo superfícies com pelúcia
Você vai precisar de uma lixa de unha e um bastão de grafite. Caso não tenha o bastão, pode usar um lápis mesmo.
Você terá que lixar o
bastão ou a ponta do lápis para produzir grafite em pó. Ou caso tenha
seguido minha dica no início desse artigo, você terá o pó de grafite
guardado das sobras resultantes do apontar os lápis podendo usá-las
agora.
- Figura 18 – Pó de grafite
Com o dedo espalhar o pó
de grafite em cima da superfície que será trabalhada, com cuidado para
não deixar muito escuro. Passe em toda a superfície a ser trabalhada.
Depois, lave bem os dedos, e com sua borracha Plastica (consultar
Materiais recomendados) faça os fios.
- Figura 19 – Sombreando
A borracha deve ter as arestas bem finas, caso já estejam arredondadas pelo uso, pegue um estilete e conte-as acertando-as.
Com as pontas da
borracha, friccione no papel em cima da grafite já espalhado, fazendo
movimentos curtos como se estivesse fazendo pequenos risquinhos. Observe
o sentido dos pelos na foto e faça igualmente.Nas partes mais escuras,
você pode escurecer mais passando mais grafite ou até mesmo com o lápis,
mas com o grafite fica melhor, e depois de escurecido, passar a
borracha novamente fazendo os pelinhos. Não faça “riscos” muito grandes
com a borracha, pois perderá a aparência de pelúcia. E faça sempre com
as pontas de baixo para cima em relação ao sentido dos pelos.
- Figura 20 – Texturas: pelúcias
12º Passo
Fazendo o cabelo
O cabelo é uma das partes
mais difíceis de se fazer um efeito realista. Se você simplesmente
pegar um lápis de ponta fina e ir riscando os fios, dificilmente
conseguira um resultado bom, a menos que já esteja bastante
familiarizado com essa técnica e esteja disposto a passar várias horas
nessa etapa do desenho. Eu faço de uma forma mais rápida, mas que também
da um bom resultado. Só que em uns desenhos fica melhore do que em
outros devido a forma do cabelo.
Para começar você deve passar a grafite em toda a região a ser trabalhada, conforme já tinha mencionado no 10º Passo.
- Figura 21 – Cabelos
Passe a grafite no papel
escurecendo onde, na foto, está mais escuro e deixando mais claro onde
estiver mais claro, mais nunca muito claro ( se não a borracha não
consegue fazer o efeito depois e você pode clarear com a borracha
depois). Ver imagem.
Depois de espalhado a
grafite, com a borracha plástica já com as arestas finas, deverá riscar o
papel imitando o penteado da pessoa igual na foto. Você deve começar a
trabalhar pelas pontas do cabelo primeiro e ir subindo até chegar a
raiz, que deve ser a última parte, e o sentido do risco feito com a
borracha fica melhor quando feito de cima para baixo.
- Figura 22 – Cabelos
Onde, na foto, estiver
clara a mecha de cabelo, você pode passar varias vezes a borracha até
chegar no tom desejado, esse movimento com a borracha da um efeito de
luz muito bonito no cabelo. Perceba que sempre tem uma mexa que está por
cima de outras. Nesses casos, deve-se usar a lógica, trabalhando sempre
nas mechas que estão por baixo e depois nas que passam por cima. Faça
corretamente as curvas dos cabelos. Essa ondulação do cabelo é bem
complexa, examine bem a foto e veja qual o comportamento dos fios, e
depois de verificado, faça com a borracha tentando deixar o mais
parecido possível. Alguns fios se sobressaem dos demais, e eles podem
ser feitos com um lápis com ponta bem fina, inclusive aqueles fios que
ficam fora as mexas, como se estivesse arrepiados.
Quando fizer a raiz, tem
que ter cuidado para a borracha não borrar o rosto, e é aconselhável
fazer um retoque com o lápis. Faça os fios mas com risco leves, e ficará
muito bom.
13º Passo
Fazendo os acabamento
Esse passo é muito
importante, pois agora você já tem um desenho quase pronto, e poderá
avaliá-lo como um todo. Veja se alguma coisa não ficou como deveria, e
corrija o melhor que puder. Nessas horas a borracha limpa-tipos é muito
útil.
Se tiver manchado nas margens do papel, passando uma borracha limpar-se-á boa parte das manchas.
- Figura 23 – Desenho pronto
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