Dica de desenho 4: Aqui você faz um curso de desenho Online
Continuamos a falar sobre o uso de  figuras geométricas simples na construção de figuras, como elementos de  manutenção do controle das proporções.
No exemplo abaixo, usamos  uma ampulheta como analogia gráfica à anatomia  do tronco e cintura do corpo feminino. É comum desenhistas se  inspirarem em formas existentes como base para a estruturação de uma  figura humana. Em animações como Hércules, Mulan e Tarzan (Disney),  artistas sempre usaram como base estas formas para entenderem melhor  como a estrutura de cada personagem funciona. Podemos codificar  graficamente o elemento ampulheta para dois triângulos e construir a  anatomia sob estes elementos. Assim sempre que formos desenhar esta  personagem, usaremos este código gráfico. 

Você  pode usar um trapézio invertido como base para a  construção do tronco de um super-herói masculino, um quadrado como base  para criar seu abdômen e, novamente, um trapézio para a virilha e  quadril.

Não  siga à risca a figura geométrica; se você prestar atenção ao desenho em  que usamos os triângulos para construir o corpo feminino, verá que o  triângulo está ultrapassando os limites do quadril.
A figura  geométrica é usada apenas como base para se manterem as características  físicas – muitas vezes exageradas – dos personagens, como no caso dos  grotescos vistos na ultima dica  de desenho. Você deve dosar  a colocação das massas de maneira a obedecer às proporções. Com tempo e  prática, você vai começar a sentir quando as proporções  não são as adequadas para seu estilo, seja ele qual for.
Aos  poucos você vai conseguir entender estas proporções e ficará mais à  vontade para tentar posturas mais dinâmicas. Uma das maneiras de você  manter estas proporções é também trabalhar com blocos. Mas isso em uma  etapa posterior aos exercícios das figuras geométricas simples. E nunca  esqueça o Jeremias… Ele sempre será uma ferramenta importantíssima no  inicio da estruturação da figura.
Observe, nestes exemplos, uma  das maneiras de estruturação através de blocos. Eles se  parecem com esses modernos bonecos de ação, cheios de pontos de  articulação. Vá construindo cada bloco, encaixando  um no outro. Estes encaixes são importantes, principalmente em momentos  em que partes do corpo estejam em perspectiva.
 
Veja  como também usamos o recurso da transparência na construção dos  personagens. Ela permite que o desenhista saiba exatamente onde estão os  encaixe (ex; braço com tronco, braço com antebraço, mão com antebraço) e  também manter as proporções de qualquer segmento do corpo que em algum  momento do movimento esteja passando por trás de um outro segmento…  Como o braço sobre o tronco, ou o tronco sobre o braço e uma perna que  está atrás de outra.
Este tipo de exercício é muito importante  principalmente quando se fala em DINÂMICA DE MOVIMENTO,  quando os personagens estão em posturas de ação, etc. Mas este é um  assunto para a próxima dica de desenho.