Corpo Humano

No desenho da figura humana, utiliza-se a medida da cabeça como módulo e pode-se dividir em 8 partes iguais (figura nº1), ou seja, a cabeça estabelece uma relação de proporção com tronco e as pernas, logo, o conceito de proporção é o equilíbrio ideal de tamanho entre as partes que compõe um todo.
Não basta somente a proporção para se desenhar um corpo humano com realismo, a simetriatambém édefundamental importância para que o desenho do corpo humano tenha semelhança entre os lados direito e esquerdo.
De um modo geral, o corpo humano não mantém exatamente as mesmas medidas de um lado e do outro; há pequena diferenças, muitas vezes imperceptíveis quando se olha, mas perceptíveis quando se mede.
No desenho, o eixo de simetria é representado por uma linha vertical que vai da cabeça, passando pelo nariz, até o espaço entre os pés, como mostra a figura nº2.
Figura 1
Figura 2
Volumes e Concavidades: Referem-se às formas do corpo; suas curvas, reentrâncias e relevos. No desenho, são as linhas sinuosas que o representam.
Figura 3
Com os braços abertos, a distancia entre a ponta dos dedos indicadores é igual a altura, da figura total, dos pés à parte superior da cabeça.
Figura 4
  • A altura de 3 cabeças, situa-se o umbigo.
  • A altura de 4 cabeças, situa-se o púbis.
  • A distancia entre os ombros é de 2 módulos.
Você pode iniciar os seus primeiros esboços do corpo humano seguindo essas fases ilustradas na figura abaixo, não esquecendo de iniciar com a proporção, usando a cabeça como seu módulo de medida.
Figura 5
figura 6
A ESTRUTURA MASCULINA E FEMININA
  • HOMEM é largo de ombros e tem anca estreita;
figura 7
  • MULHER é estreita de ombros e larga de anca.
Figura 8
DESENHO DO CORPO EM MOVIMENTO
Baseando-se nas figuras anteariores que mostra como se deve desenhar um corpo humano seguindo corretamente suas proporções e simetria na posição ereta, o mesmo ocorrerá para desenhar o corpo humano em outras posições ou dando idéia de movimento como: correr, pular, dançar, etc. Veja os exemplos:
Observe que os bonecos da esquerda são os primeiros esboços. À direita estão as expansões volumétricas dos bonecos.
Voce pode notar que não será necessário retirar os pequenos circulos que representam ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelho e calcanhar. Em vez disso vc pode simplesmente conectar as articulçaões.
Como você pode ver esses desenhos assemelham-se aqueles bonecos de madeiras.
Se você poder encontrar um, use-o. Mas sabendo tirar essas configurações de sua mente, sem um boneco na frente de você, você estará em vantagem, pois poderá adquirir habilidade de desenhar mais livremente.
Detalhe: Este método também é bastante útil para configurações de análise de detalhes do corpo, por exemplo: Mãos e pés
Agora observe os exemplos abaixo e tente desenvolver os seus próprios bonecos, iniciando é claro pelos esboços de linhas e pequenos círculos.
VARIAÇÃO DO CORPO HUMANO
Os seres humanos vem de muitas variações. Por exemplo:
  • Um Homem musculoso;
  • Uma Mulher Normal;
  • Um homem gordo;
  • Uma criança.
Para o desenhar o homem eu usei costela + músculo parte superior do trondo.
As vezes é mais fácil de tirar todo o volume antes de desenhar uma caixa torácica.
        Se caso desejar que seus desenhos sejam avaliados, você pode fotografa-los ou scannear e enviar pra meu email leidanogueira@hotmail.com assim que avalia-los retornarei seu desenho.
Depois de muito treino com esses bonequinhos é hora de você ser mais ousado e desenhar modelos reais como modelos de revistas ou modelos vivos, como um amigo, seu irmão, mãe quem quiser posar pra você.
A técnica de desenhar um modelo vivo, é a mesma de bonequinho de madeira, veja o exemplo: