MATERIAS
1 – Introdução
Os papéis para desenho vem em diversos tamanhos, sendo normal encontrar nas lojas especializadas (ou não), papéis de tamanho A4 e A3. O tamanho do papel tem regulamentação internacional, determinado pela ISO. A figura a seguir mostra a comparação entre os diversos tamanhos de papel.
![DSC03674](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2013/03/dsc03674.jpg?w=225&h=300)
![535844g[1]](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2012/03/535844g1.jpg?w=204&h=300)
![DSC03674](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2013/03/dsc03674.jpg?w=225&h=300)
4 – Borrachas
As borrachas, ao contrário do que a maioria pensa, não servem só para eliminar traços desnecessários do desenho. Mas servem também para desenhar. Pois com a utilização de certos tipos de borrachas, é possível alcançar efeitos que seriam quase impossíveis utilizando-se somente grafite. Os principais tipos de borrachas utilizadas no desenho artístico são:
As borrachas, ao contrário do que a maioria pensa, não servem só para eliminar traços desnecessários do desenho. Mas servem também para desenhar. Pois com a utilização de certos tipos de borrachas, é possível alcançar efeitos que seriam quase impossíveis utilizando-se somente grafite. Os principais tipos de borrachas utilizadas no desenho artístico são:
- Borracha Fusain ou limpa tipos. – É uma borracha macia, que pode ser moldada, podendo assumir diversas formas. São bastante utilizadas para limpar grandes áreas, e criar texturas.
- Porta borracha. – caneta borracha – Tem corpo geralmente de plástico, e em seu interior são colocadas borrachas em formato de minas. São utilizadas para fazer acabamento fino nos desenhos. Possuem várias espessuras.
5 – Lápis
O lápis é ,sem dúvida, o principal instrumento do artista, que, auxiliado pelos vários outros instrumentos e artefatos, imprime no papel a realidade do artista. Os lápis para desenho podem ser classificados de várias formas, dentre elas, de acordo com tipo de material utilizado nas minas e com o grau de dureza de cada lápis.
Tipos de Minas
O lápis é ,sem dúvida, o principal instrumento do artista, que, auxiliado pelos vários outros instrumentos e artefatos, imprime no papel a realidade do artista. Os lápis para desenho podem ser classificados de várias formas, dentre elas, de acordo com tipo de material utilizado nas minas e com o grau de dureza de cada lápis.
Tipos de Minas
- Lápis Grafite – É o lápis comum, utilizado pela maioria das pessoas, desde o jardim de infância. É constituído de um corpo de madeira com uma mina de grafite em seu interior.
- Lápis Carvão – Da mesma forma que o lápis grafite, o lápis carvão tem um revestimento de madeira e um interior feito de carvão para desenho. Solta muita poeira ao ser friccionado contra o papel. Por isso é bom tomar cuidado para não sujar a área trabalhada, causando danos ao desenho.
Dureza da lápis Quanto a dureza, o lápis pode seguir uma classificação padrão que indica quão escuro é seu traço. Veja a figura a seguir.
Partindo do de traço mais duro ao de traço mais suave, temos: os lápis H a 9H, que apresentam um tom claro e traço firme, os B a 9B que apresentam um tom escuro e traço suave, e entre eles temos o F e o HB que são lápis intermediários entre as duas “famílias”, a H e a B. A maioria dos tipos de lápis, são classificados de acordo com sua dureza, não apenas os lápis grafite. mas também os Lápis integrais, os de carvão e vários outros existentes. Todos seguem o mesmo princípio de classificação. Cada uma dessas graduações, tem seu uso específico dentro do desenho. Algumas são utilizadas para fazer o esboço e outras para o acabamento, umas para pequenos detalhes e outras para preencher grande áreas. Assim varia muito o emprego de cada tipo de lápis. Ainda pode influenciar no resultado final, o tipo de papel que está sendo utilizado. Por exemplo, papéis muito macios não combinam muito com lápis com graduações muito duras. O resultado pode ser desastroso, com linhas muito profundas marcando o papel. Na grande maioria de meus trabalhos, costumo utilizar o lápis HB, que é uma graduação intermediária e possibilita alcançar uma grande variedade de tons.
A classificação quanto a dureza pode ser sub-dividida da seguinte forma:![laPIS](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2012/03/lapis.jpg?w=272&h=300)
A classificação quanto a dureza pode ser sub-dividida da seguinte forma:
![laPIS](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2012/03/lapis.jpg?w=272&h=300)
Duros
Médios
Macios
- Lápis 1B ou B
- Lápis 2B – é um tipo de lápis semi-macio.
- Lápis 3B – usado para definição de meio tom. Ideal para representação da textura da pele
- Lápis 4B
- Lápis 5B
- Lápis 6B
- Lápis 7B
- Lápis 8B
- Lápis 9B
- Por “H” entende-se “Hard” – uma mina dura.
- Por “B” entende-se “Brand” ou “Black” – uma mina macia ou preta.
- Por “HB” entende-se “Hard/Brand”- uma mina de dureza média.
6 – Outras ferramentas para desenho
Como já foi dito, o lápis é a principal ferramenta para o desenho, mas não é a única. Existe uma grande variedade de ferramentas que ajudam o artista a alcançar o resultado desejado para seu trabalho. A seguir mostro algumas destas ferramentas.
- Esfuminho – É um rolo de papel, feltro, peliça, etc., aparado em ponta, para esfumar as sombras dos desenhos a carvão ou a creiom. Possui uma classificação de acordo com seu diâmetro, que vai de 1 a 9.
Ele imprescindível para o acabamento final do desenho. Para ser mais exato, o esfuminho é qualquer material que seja usado para esfumar o desenho, ou seja, para suavizar os traços feitos com um lápis. É comum utilizar os dedos como esfuminho, ou então pedaços de tecido, como camurça. Uma dica importante para o uso do esfuminho é mantê-lo sempre limpo. Isso pode ser feito utilizando-um abrasivo, como uma lixa bem fina. Cuidado ao limpá-lo, pois sendo bastante fino, com a pressão ele pode romper-se, em geram no meio do bastão. A maneira correta de utilizar um esfuminho é pressionar levemente a ponta sobre o desenho em estocadas curtas, inclinado-o levemente mais ou menos 30º, sobre a área a ser esfumada, girando-o para que a parte em contato com o desenho seja sempre a parte limpa. Segure-o como se segura um lápis e use pouca pressão a princípio, até descobrir a força ideal. O preço médio de um esfuminho é de três a cinco reais.
Um desenhista que não tem um estilete em seu material não deve ser chamado assim, pois não existiram pontas nos lápis. O estilete é um instrumento muito importante, ele auxilia no refinamento da ponta do lápis, isso por que as vezes, mesmo depois de utilizado um apontador, são necessários ajustes finos e particulares de cada artista.
Este também não deve faltar de forma alguma para um desenhista. Embora exita o estilete, o apontador é muito mais prático, e auxilia no rápido condicionamento da ponta do lápis deixando detalhes mais sofisticados para seu companheiro estilete. Existem vários tipos de apontador, desde manuais a elétricos, ficando a livre escolha do artista.
A lixa apresentasse como um instrumento versátil, podendo ser utilizado tanto no refinamento de pontas de grafite e carvão, quanto na limpeza de alguns materiais como o esfuminho. Pode-se utilizar lixas encontradas em casas de material de construção, porém precisa ser, necessariamente fina, para não danificar os outros instrumento.![LIXA](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2012/03/lixa.jpg?w=300&h=297)
![LIXA](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2012/03/lixa.jpg?w=300&h=297)
Esta é uma ferramenta essencial para valorizar e conservar o trabalho. O fixador serve para impedir que a grafite contida no papel saia como o contato manual e com o ambiente, evitando sujeira e preservado seu trabalho. Ideal para quem pretende comercializar seus trabalhos feitos com grafite ou carvão. É geralemte encontrado na forma de spray.![fixador](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2012/03/fixador.jpg?w=300&h=225)
![fixador](http://desenhosrealista.files.wordpress.com/2012/03/fixador.jpg?w=300&h=225)
Nenhum comentário:
Postar um comentário